domingo, 30 de agosto de 2015

COLETOR MENSTRUAL - A REVOLUÇÃO PRA QUEM MENSTRUA

Oi, gente! Hoje venho mais uma vez respostar o que escrevi para o Caveiras e Flores, só que desde o post até hoje, muita água passou por debaixo da ponte, então já vou postar de forma atualizada.
Vou falar sobre o coletor menstrual InCiclo, que é a marca que tive mais facilidade de acesso pra comprar e experimentar. Gostei tanto que acabei me tornando revendedora da marca, mas deixo claro aqui que sou entusiasta do coletor menstrual seja lá a marca que for, contanto que seja certificado e não traga riscos à saúde.
Primeiro vou apresentá-lo e depois fazer algumas considerações, visto que, infelizmente, pra algumas pessoas esse produto não é tão revolucionário assim.

Trata-se de um “copinho” de silicone medicinal hopoalergênico,flexível e reutilizável que é introduzido na vagina para coletar o fluxo menstrual. Basta dobrá-lo e introduzir no canal vaginal, que ele se abrirá, coletando o fluxo. Chega ao mercado para substituir os tradicionais absorventes descartáveis, internos ou externos, que são incômodos, fazem mal à saúde e ao meio ambiente.

Coletor menstrual InCiclo

Bom, mas por que “pra algumas pessoas esse produto não é tão revolucionário assim”?
Em 99% dos casos, por puro preconceito. Porque tem “nojinho” do próprio corpo. Não vou ficar discutindo muito isso aqui, senão o post fica gigantesco, mas a MINHA opinião sobre isso é que o sangue menstrual não tem nada de nojento, afinal de contas é o sangue que o corpo direcionou para nutrir um possível bebê. Sendo assim, imagino que essas pessoas não usam absorvente interno, ou nem se lavem durante a menstruação, né? Já que não pode ter contato com o sangue...
Só acho que quando não se conhece algo, não se deve sair falando mal sem saber do que está falando. Se acha nojento e não quer usar, simplesmente não use. Não julgo ninguém pelas suas escolhas, principalmente mulheres que já são julgadas e cobradas o tempo todo. Mas não acho justo que um produto que ajuda a tantas pessoas (inclusive homens trans) seja demonizado assim, já que ajuda a empoderar as mulheres, pra que estas conheçam o próprio corpo e não cedam à pressão da sociedade que sempre julga nossa vagina, sangue e fluidos como sendo sujos e impuros.


Vídeo explicativo:

Mas saindo dessa discussão e entrando na resenha, começo dizendo que esse produto transformou totalmente minha relação com minha menstruação. Eu me incomodava, muito mesmo. Chegava a emendar cartelas do anticoncepcional só pra menstruar com menos frequência. Só conseguia dormir em paz com absorvente interno (coisa que NÃO pode), e mesmo assim às vezes tinha que levantar no meio da noite correndo pro banheiro, porque senão vazava tudo. Sair de casa também, só com absorvente interno (+ o externo junto aff). Enfim, tinha que ficar trocando aquilo toda hora, sempre acabava vazando alguma coisa, era um horror... Agora não! Eu simplesmente me esqueço que ele está lá! Posso ficar no mínimo 8h sem nem mexer nele! Os absorventes convencionais levam a gente a achar que nosso fluxo é gigantesco, quando na verdade é muito menos do que a gente imagina! O cheiro é praticamente NULO!!! O sangue só produz mau cheiro quando em contanto com o ar, e como ele fica preso lá dentro o tempo todo, não produz cheiro e não “apodrece”, sendo assim, diminui muito o risco de infecções ou coisa do tipo, o que não acontece com os absorventes comuns, sejam eles internos ou externos. O InCiclo inclusive é indicado por ginecologistas, inclusive o famoso Dr. José Bento. Veja aqui (Miss Cup era o antigo nome do InCiclo.) 
Sério, gente, hoje em dia nem ligo mais de menstruar. Agora sim digo com todas as letras a frase “incomodada ficava a minha vó”. Só amores pelo meu coletor. Falarei sobre alguns tópicos:

1-      Preço

De início a gente leva um certo “sustinho” com o preço. Eu paguei R$79,00 no site oficial (também já pode ser encontrado em diversas lojas físicas ou com revendedores, consulte o mapa com os pontos de venda). Mas isso está longe de ser caro, visto que se trata de um produto reutilizável, com vida útil de cerca de 8 a 10 anos! Vou arredondar pra menos e usar 8 anos como referência. 8 anos = 96 meses. 79 reais / 96 meses = 0,822! Isso mesmo, gente, menos de 1 real por mês! Sendo que um pacote de absorvente externo de marcas razoáveis não saem por menos de 3 reais, muito menos o absorvente interno! E dependendo do ciclo da pessoa ela gasta bem mais de um pacote, né... até porque esses absorventes não podem ser usados por muitas horas.

É sério, gente, fiz as contas e não tá longe disso não! A pessoa menstruando por cerca de 40 anos (arredondei dos 10 aos 50), dá 480 meses. Gastando 15 reais com absorvente por mês, dá 7.200 reais! Mas com certeza tem gente que gasta bem mais que isso, né?!

2-      Praticidade

Bom, eu acho muito simples de lidar. Até porque, não é necessário ficar esvaziando toda hora. No início a gente fica com um pouco de nóia e preocupada, com medo dele estar cheio, mas vai ver e não tem quase nada... ele te permite usar direto até 12 horas seguidas (dependendo da intensidade do fluxo). Só tirar, esvaziar no vaso sanitário, dar uma lavadinha até mesmo com a própria duchinha e colocar de volta. Não tem perigo de infecção nem nada, porque não tem nada de sujo ali. Apenas secreção do seu próprio corpo. Então apenas lavar com água já basta. Mas é muito importante que as mãos estejam muito bem limpas. No banho, pode-se dar uma lavadinha melhor, com água e sabonete neutro. E ao final do ciclo, uma fervida apenas com água. A própria marca vende uma panelinha própria pra este fim, feita de ágata esmaltada, que não vai soltar nenhum componente prejudicial ao silicone durante a fervura (não é recomendada a fervura em panelas comuns). Mas no próprio site eles explicam que também pode ser fervido no microondas em recipiente próprio e ele estará pronto pra outra. Deve-se usar apenas água na fervura, pois o acréscimo de outras substâncias pode interferir na durabilidade do silicone. O amarelamento do silicone é normal.

Quanto ao uso dele em banheiros públicos, também não é o fim do mundo. Ele pode ser esvaziado normalmente e higienizado apenas com papel higiênico antes de ser colocado de volta. A quem tem uma preocupação maior, pode levar uma garrafinha de água na bolsa, mas não é necessário. Basta dar uma higienizada melhor na próxima vez que tirar. E gente, se a pessoa se programar direitinho, ela nem vai precisar retirá-lo, dependendo do tempo que for ficar fora de casa. Só quem tem um fluxo muito intenso. E gente, essas formas de higienizá-lo que citei, dependendo da situação, são sim totalmente eficazes, não trazem risco pra saúde, visto que todas essas são orientações do próprio SITE DO INCICLO. Lembrando mais uma vez que, principalmente em banheiros públicos, as mãos precisam ser muito bem higienizadas antes de lidar com o coletor, então aconselho mais levar um vidrinho de gel antiséptico pras mãos do que uma garrafinha d'água pro coletor.

Não ter que ficar esvaziando toda hora é uma das grandes vantagens do InCiclo 

3-      Respeito aos animais e ao meio ambiente

Bom, acho que fica meio óbvio, né?! Imagina só a quantidade de absorventes comuns que cada pessoa joga no lixo por ano. Agora multiplica isso por todas as pessoas que usam absorvente no mundo inteiro!!! Sem falar que trata-se de lixo que não é reciclável, e que demora séculos pra se decompor! Sem falar que é praticamente impossível achar no mercado uma marca de absorventes que não testa em animais. E o InCiclo não testa! Que eu saiba só agora apareceu uma marca vegana aqui no Brasil, mas imagino que deva ser muito difícil de achar, com certeza é mais cara, gera lixo também (apesar de ser menos agressivo ao ambiente), e tem a desvantagem do desconforto, do abafamento, das bactérias, do tempo de troca... os coletores menstruais de silicone saem ganhando disparados...

             Atualização: descobri recentemente que a marca InCiclo não faz testes em animais, mas infelizmente a marca do silicone usado por eles (Dow Cornig) faz esses testes. Por ser silicone medicinal já era de se esperar, né... mandei também e-mail pra marca que fabrica o TPE do coletor da marca Me Luna e ao que tudo indica (a péssima forma que fui tratada), também fazem testes em animais, por ser um produto destinado a uso medicinal. Aí vai da consciência de cada um. Eu particularmente optei por continuar usando e revendendo o coletor, porque pelo menos é um produto que vai ser comprado 1 vez e usado por anos, diferente dos absorventes tradicionais que, além das próprias marcas fazerem testes em animais, ainda gera uma quantidade gigantesca de lixo (e gera demanda pra marcas que não são livres de crueldade).

O coletor menstrual Inciclo não contém nenhum componente de origem animal e não passa por nenhum tipo de teste em animais.

4-      Conforto

MUITO confortável. Vocês não tem noção. Se colocar direitinho a gente simplesmente esquece que está usando. E olha que só usei ele por 2 ciclos*, nem peguei o jeito 100% ainda e já afirmo isso. Diferente dos outros, é perfeitamente possível dormir com ele. Não causa alergia, não tem abafamento da mucosa vaginal, não tem cordinha dependurada... pode-se usar com qualquer tamanho de calcinha (SE quiser usar calcinha). Pode usar pra nadar e praticar todos os tipos de esportes, sem se preocupar.
No caso do Inciclo, existem 2 tamanhos, A e B. Mas existem outras marcas de coletor que têm mais variedade de tamanhos. O modelo A é indicado pra mulheres com mais de 30 anos ou que já tiveram filhos, e o B, pra mulheres com menos de 30 anos ou que não tiveram filhos, ou pode variar de acordo com a tonicidade do assoalho pélvico também. Depende do corpo de cada uma. No meu caso eu uso o B, e cortei aquele cabinho, pois achei que não tinha necessidade dele pra tirar. Quanto ao uso por mulheres virgens, deixo aqui transcrito o que está no site do Inciclo:

           “Temos relatos de usuárias que são virgens e se adaptaram muito bem ao InCiclo. Tudo depende se a mulher se sente a vontade em usar.
          Essa é uma questão muito particular. Fisicamente, o copinho menstrual pode ser usado por mulheres de todas as idades, já que os músculos vaginais são flexíveis.
        O conceito de virgindade é muito relativo. O hímen é uma membrana fina com aberturas por onde o sangue passa. Se na cultura ou religião da família há preocupação em manter o hímen intacto, não aconselhamos o uso, já que existe a possibilidade de rompimento.”

             Ou seja, o InCiclo pode romper o hímen, mas isso não significa perder a virgindade. Virgindade se perde tendo relação sexual e ter o hímen intacto também não significa necessariamente ser virgem. Mas isso vai de cada uma escolher.

             InCiclo também pode ser usado por homens transgêneros! Acaba com o sofrimento de ter que ficar comprando absorventes e lidando com isso o dia inteiro. :)






O InCiclo pode ser usado durante a prática de qualquer atividade física!

5-      Eficácia

Cumpre 100% o que promete. Prático, ecológico e saudável. Não vou mentir, EU, particularmente, apanhei um pouquinho pra pegar o jeito. Mas isso varia de pessoa pra pessoa. O negócio é não desistir. A partir do momento em que aprendemos a colocar corretamente é perfeitamente seguro e não vaza. Se vazou, ou é porque colocou errado ou era algum restinho de sangue que ficou no canal vaginal na hora da retirada anterior. Ao colocar é sempre bom verificar se ficou certinho, se a borda está totalmente aberta. Recomendo o uso auxiliar de absorvente externo (ou protetor diário) ou até mesmo papel higiênico dobrado até pegar o jeito e certificar-se que não vai vazar mais. Depois é só alegria!

6-      Conclusão

Tem nem o que falar, recomendo sem nem pensar duas vezes!!! Uma das melhores aquisições que já fiz na minha vida! Valeu cada centavo!
Mesmo eu tendo falado tanto, sei que ainda restam muitas dúvidas. Não tinha como explicar tudo aqui, como coloca, como tira, como higieniza... mas deixo aqui o site do Inciclo onde vocês podem tirar suas dúvidas. Mas caso queiram, podem ficar à vontade para perguntar, respondo com o maior prazer. Comentários com brincadeiras ou nojinhos, não serão permitidos. Se acha nojento, não usa e pronto.

- Site do InCiclo: http://www.inciclo.com.br/pt/
- Perguntas frequentes: bit.ly/1Q2abNg
- Canal no YouTube: http://bit.ly/1IwQ6bz
- Página no facebook: http://on.fb.me/1VpArEc

Além do InCiclo, existem ainda outras marcas confiáveis como a MeLuna (ou Holy Cup no Brasil), Lunette, Fleur Cup, Lily Cup etc. A InCiclo é a única marca 100% brasileira. Têm todas as devidas certificações. Tomem muito cuidado com coletores muito baratos encontrados na internet, muitos não têm certificação e sua origem é duvidosa, além de poderem conter componentes tóxicos.

Se você mora em Juiz de Fora - MG ou região, pode adquirir seu InCiclo comigo. Também envio pra todo o Brasil. Para saber mais, acesse minha página do InCiclo no facebook.
          Se você optar por outra marca, também fico feliz do mesmo jeito. O que mais me importa é a redução do lixo jogado no planeta e salvar os animais dos testes cruéis que certas marcas de absorventes (principalmente aquele mais famosinho) fazem.


           Então é isso (tudo), gente! Rs. Espero que tenham gostado! Se gostou, compartilha pra galera esse produto maravilhoso e além de tudo, vegano!
           Logo logo pretendo fazer um vídeo com um "aulão" sobre os coletores menstruais, explicando detalhadamente sobre o uso, dobras, higienização etc. Aguardem!

*Já usei o InCiclo por cerca de 1 ano e meio e a cada dia tenho mais certeza de que foi a melhor escolha que fiz. :)

6 comentários:

  1. Moça, vc é de JF!! Ebaaa!! Conterrânea!
    Moro em Brasília atualmente, estava no face lá no Ogros Veganos e vi seu coment sobre seu blog...
    Vim direto pra cá e qual é minha supresa... JF!!!

    Contente por essa pequena coincidencia!
    Não sou vegana, mas admiro a versatilidade e criatividade existentes no veganismo!

    bom... adorei o blog, estou seguindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maraaa!!! Dá cá um abraço! s2
      Que bom que gostou, flor!!! Muito obrigada pelo carinho! <3

      Excluir
  2. O holy cup tbm é vegano ou é so o inciclo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O holy cup também é vegano sim! Imagino que todos os coletores certificados sejam veganos. Evite usar coletores do Ali Express ;)

      Excluir
  3. posturas invertidas do yoga não devem ser feitas durante a menstruação nem usando coletor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pituska. A marca diz poder usar o coletor nessa posição, mas se referindo ao fato de não ocorrer vazamentos ou deslocamento do coletor e não a problemas de saúde advindos da postura invertida. Esse tópico é bem controverso, aí preferi não entrar nele pra não causar confusão e alongar o post. Imagino que as pessoas quando vão praticar a Yoga são devidamente instruídas sobre fazer essa posição ou não, aí cabe a cada um decidir se faz ou não.
      De qualquer maneira, obrigada pela observação. :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...