domingo, 16 de agosto de 2015

O INÍCIO DA MINHA SAGA LOW / NO POO

              Ei, gente!
              Vamos ao post de hoje que é sobre "NO ou LOW POO". Vou repostar algumas coisas que fiz pro Caveiras e Flores. E como eu pretendo falar mais vezes aqui sobre essa técnica e a continuação da minha "saga" acho que seria bom colocar aqui os posts anteriores pra não ficar nada perdido.

              "Vou tentar resumir ao máximo aqui, mas é um pouco complexo pra fazer um post pequeno.
              Essa técnica se divide basicamente em 2 tipos: No Poo (do inglês “Sem Shampoo”) e Low Poo (pouco shampoo).
              Aparentemente foi criada pela britânica Lorraine Massey, escritora do livro Curly Girl e desenvolvedora da linha Deva Curl de produtos pra cabelos cacheados. Alguém aí lembra daquele difusor para secador em formato de mão que fez muito sucesso quando lançado? Então, ele faz parte dessa linha. A técnica foi feita originalmente para tratar os cabelos cacheados, para aumentar sua definição, reduzir o frizz e tratar. Mas a técnica pode perfeitamente ser usada pra QUALQUER tipo de cabelo. Basta ter paciência pra ver com quais produtos/rotina o cabelo se adapta melhor.
Lorraine Massey (foto do Facebook)
              Consiste basicamente em não utilizar certos ingredientes “proibidos” nos cabelos, tais como sulfatos, derivados do petróleo (petrolatos), parabenos, óleos minerais, silicones entre outros. Os sulfatos são detergentes muito agressivos para os cabelos, removendo a oleosidade natural dos fios. Mas esses detergentes são necessários para conseguir remover os silicones, petrolatos, etc  que ficam impregnados nos cabelos. Esses produtos apenas “maquiam” o cabelo e não tratam de verdade. Assim, se forma um círculo vicioso. Se usa petrolatos, apenas os sulfatos conseguem limpar. Mas se usou sulfato pra limpar, ressecou o cabelo e tem que usar petrolatos de novo pra “tratar” o cabelo e assim por diante.
              O resultado dessa técnica? Cabelos mais macios, com brilho, sem frizz e pra quem tem cachos, muito mais definição!

              LOW POO

              É um pouco mais fácil que o No Poo, por isso muitas começam por essa técnica para depois passar ao No Poo, ou continuam com ela. Usa-se apenas shampoos sem sulfatos. Vale ressaltar que shampoo sem sulfato e sem sal não é a mesma coisa. A ideia também é tentar diminuir a frequência das lavagens, para manter a oleosidade natural do cabelo. Pra quem tem cabelo oleoso também funciona, visto que quanto mais a pessoa lava, mais o couro cabeludo vai produzir óleo. A pessoa passa por um período de adaptação, diminuindo a frequência das lavagens, a quantidade de shampoo usada ao lavar e usa shampoo sem sulfato. Com o tempo, o couro cabeludo passa a produzir menos oleosidade e se consegue ficar mais tempo sem lavar.
              No caso de condicionadores, máscaras e finalizadores, o uso de silicones insolúveis é permitido, pois os shampoos sem sulfato conseguem remover esses silicones. Só não são permitidos os demais ingredientes (derivados do petróleo).

              NO POO

              É mais complicado pois fica proibido o uso de silicones insolúveis, visto que não se usa shampoo. O que pode ser feito então?
              Pode-se usar produtos naturais, como bicarbonato de sódio, vinagre ou chás no lugar do shampoo, usar produtos limpantes como o da Deva Curl ou lavar o cabelo com condicionador.
              Essa técnica de usar o condicionador na limpeza dos fios é conhecida como Co-Wash (“Co” de “condicionador” e “wash” de “lavar”). A partir do momento que não usamos petrolatos e silicones insolúveis nos cabelos, o condicionador é perfeitamente capaz de limpar os cabelos, visto que não existem produtos “grudentos” nos fios. A limpeza no caso é feita mecanicamente, por meio de massagem no couro cabeludo. Depois o cabelo é condicionado normalmente (pode até ser com o mesmo condicionador) e finalizado. Algumas pessoas preferem intercalar o Co-Wash com o Low Poo, pra garantir que o cabelo não ficará oleoso ou pesado. Isso varia muito de cabelo pra cabelo e cada um reage de uma forma. Também pode-se acrescentar um agente limpante no condicionador, o anfótero Cocamidopropyl betaine, que garante maior limpeza e passa a permitir que se use silicones nos demais produtos.


              Pro post não ficar mais gigante do que já vai ficar, coloco aqui o vídeo da Mari Morena explicando muito bem a técnica, falando quais ingredientes são liberados e quais são proibidos. Pra conseguir adotar uma dessas técnicas, o ideal é ter em mãos uma lista com todos os ingredientes proibidos pra vc ler os rótulos na hora de comprar seus produtos. Mas pra facilitar bastante, já existem listas prontas de produtos liberados pra cada técnica. Não colocarei aqui o link da lista original do grupo No / Low Poo Iniciantes do facebook, pois muitos dos produtos são testados em animais e não-vegan. Mas deixo aqui o link apenas da lista que fala sobre os ingredientes, pra ajudar a aprender a ler rótulos. Visitem o grupo Low/No Poo Vegano . Lá tem todos os produtos que podemos comprar sem medo. Liberados pra Low, No Poo, sem ingredientes de origem animal e não testados em animais!
               Pra iniciar a técnica deve-se lavar o cabelo com shampoo com sulfato ou anti-resíduos pela última vez, pra retirar qualquer produto proibido. Depois, basta seguir com a técnica. Caso tenha que usar proibidos em alguma situação (como salão de beleza, tintura e afins), use shampoo com sulfato pra retirar os proibidos e depois continue com a técnica normalmente.

              Começarei pelo Low Poo, mas pretendo mudar pro No Poo logo logo. Meu cabelo natural é cacheado, que já é mais ressecado por natureza. Fui à loja jurando que acharia a linha Color Fixation da Surya Brasil, que é liberada até pra No Poo, mas não tinha. Então acabei comprando o shampoo e o condicionador da linha Pós Progressiva da Bio Extratus.

Embalagens
Informações do rótulo
Composição

              É vegan, tem zero de Sulfatos, Petrolatos, Silicones e Parabenos (que não é proibido, mas é prejudicial à saúde). A máscara que eu tinha aqui e o finalizador (que também pode ser “batizado” pra usar no cronograma capilar) já serviam pra Low, então não comprei nenhum por enquanto. Hoje será minha primeira lavagem, vamos ver no que dá!
              Pretendo ir contando pra vocês a minha evolução à medida que o tempo for passando. Também pretendo experimentar novos produtos e fazer resenhas! Vou usar esses da Bio Extratus por um tempo e assim que eu tiver um veredicto sobre ele, faço uma resenha pra vocês (já fiz e logo repostarei)!

              E aí, gostaram da ideia do No / Low Poo? Parece complicado de início, mas basta estudar um pouquinho só que a gente já pega o jeito!
              Espero que tenham gostado do post! Se sim, que tal compartilhar com a galeres? Vai fazer um bem danado pros cabelos de todes! ^^"

                Até a próxima!

******Este é um post antigo que fiz pro Blog Caveiras e Flores, já tem continuação e resenha dos produtos, logo logo repostarei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...