quinta-feira, 20 de agosto de 2015

RECEITA DE "BANANEIXE" - GASTROVEGAN #1

Olá, pessoas! Tudo bem com vocês?

No curso de gastronomia tive que fazer um trabalho que consistia em escolher um ingrediente comum na minha região, que fosse sustentável por não precisar de grandes deslocamentos para ser encontrado, entre outros fatores. Escolhi a banana, que é super comum por aqui e pode ser totalmente aproveitada, inclusive as folhas! Posso fazer um post futuramente sobre a banana pois tem muita coisa pra falar! Aprendi bastante coisa interessante com esse trabalho! (Apesar de ter me atrasado toda e não ter conseguido entregar... rs)

Bom, a receita que escolhi é o BANANEIXE! São filés de casca de banana verde empanada, com alga nori pra dar o gostinho parecido com peixe! Receita criada pela linda da Caroline Messias! Ela postou no facebook e me apaixonei só pelo visual do prato, depois que experimentei então... *-*
           Usa-se a casca da banana já cozida na panela de pressão, que seria a sobra da biomassa de banana verde.



Bom, vamos à receita?

INGREDIENTES:
-1 penca de banana verde, sobras de biomassa (em torno de 12 unidades)
           -Alga Nori (cerca de 5 folhas)
           -1 xícara de farinha de trigo
           -1 xícara de água amassado

           -1 colher (sobremesa) de sal
           -1/2 colher (sopa) de alho amassado
           -1 colher (sobremesa) de Lemon Pepper
           -1/2 colher (sobremesa) de coentro em pó
           -1/2 colher (sobremesa) de cominho em pó
           -Fubá quanto baste pra empanar
           -Óleo quanto baste pra fritar (se for de girassol, melhor ainda).

PREPARO:
Fazer um creme homogêneo com a farinha, água e os temperos. 

Textura do creme
Dividir as cascas de banana ao meio e cobrir o lado de dentro das cascas com um pedaço de alga nori do mesmo tamanho. A alga deve ficar bem aderida à casca! Passar as cascas com alga no creme de farinha de trigo temperado e bater bem pra retirar o excesso de massa. 

           Passar as cascas banhadas com creme no fubá. Fritar em seguida em óleo abundante e bem quente. Escorra em papel absorvente e voilá!


          Pra levar pra faculdade fiz uma versão em isca, basta cortar o bifinho em pedaços menores após ajustar a alga ao tamanho da casca de banana. Quase não sobrou pra tirar foto!!! Apesar de não ter conseguido entregar, valeu a pena, o povo adorou!!! 

           Fica simplesmente delicioso com um limãozinho! Vai super bem pra acompanhar uma boa breja! Só tome cuidado, porque achar cerveja vegana tá tipo agulha num palheiro!
          E amanhã vai ter post de brinde! Sei que muitos ficaram curiosos sobre a biomassa, então vou mostrar como se faz, além de falar um pouco sobre ela!
          Gostou da receita? Compartilhe prozamigue vegan terem mais uma opção de petisco!


          Até a próxima! :)

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...