quarta-feira, 2 de setembro de 2015

DEPILAÇÃO DA MULHER VEGANA

              Olá, pessoas! Tudo bem?
              No último post muitas pessoas se surpreenderam com o fato de praticamente todos os absorventes serem testados em animais e que opções reutilizáveis são as melhores pra nós veganos, sem falar que poupa o meio ambiente de tanto lixo.

              Hoje vou falar sobre mais um assunto que pode gerar dúvidas, que é a depilação. Quais seriam os métodos veganos pra se depilar? Bom, primeiramente eu gostaria de deixar claro que depilação deveria ser OPÇÃO apenas e não obrigação pra mulher nenhuma. O feminismo taí justamente pra nos dar a liberdade de escolha, mas ao mesmo tempo, pra abrir nossos olhos aos padrões que a sociedade impõe. Portanto, migas, sejam livres pra fazer o que bem entendem dos seus corpos e não o que a sociedade espera de vocês! :)

              DEPILADOR ELÉTRICO

              É o meu método favorito de depilação. Não gera lixo e não é testado em animais. Em sua cabeça possui várias pinças que vão girando e arrancando os pêlos. O resultado dura por bastante tempo e é muito satisfatório, pois arranca todos os tipos de pêlo (curto, longo, grosso, fino) pela raiz. A maior vantagem dos depiladores elétricos é não ter que esperar o pêlo crescer pra depilar de novo. A marca que eu uso arranca pêlos com menos de 1mm. Inicialmente pode ser uma experiência bem dolorosa, afinal, vai arrancando vários pêlos em seguida, diferente das ceras que arrancam tudo de uma vez só. Mas é só nas primeiras vezes, pois afina e diminui a quantidade de pêlos, fazendo com que a dor vá diminuindo a cada uso.
               Além disso, existem os depiladores que apenas aparam (cortam) o pêlo, sem arrancar. São indolores, mas os pêlos voltam a crescer rapidamente.


              LÂMINA

              É o método mais acessível, fácil e rápido. Mas machuca a pele e os pêlos voltam a crescer muito rápido. Deve-se ter muito cuidado com as marcas, pois são poucas as que não fazem testes em animais. Os barbeadores podem não ser testados, mas as marcas testam seus outros produtos. Marcas como Gillette (P&G), Bozzano (Hypermarcas) e BIC não devem ser usadas. As marcas que não testam em animais mais facilmente achadas no Brasil são Personna, Enox, Dia e Carrefour. Você também pode comprar o barbeador reutilizável e comprar as lâminas de refil, atentando sempre para a marca.


              CERA

              É um dos métodos de depilação mais utilizados. É vantajoso pois os pêlos demoram a aparecer, mas pra depilar novamente, é necessário esperar crescer bastante de novo. É bem complicado encontrar ceras veganas industrializadas, pois quase sempre elas têm mel e cera de abelha na composição, além de possivelmente pertencer a marcas que testam em animais. No Brasil, a marca mais fácil de encontrar é a Depil Bella, que possui 2 ceras liberadas. São da linha pra aquecer no microondas. Estão liberadas a de “Açúcar Mascavo e Maracujá” e a de “Camomila”.
               Uma boa alternativa é a cera caseira, que pode ser feita com açúcar e limão. Já usei por um bom tempo e funciona bem. A receita básica é 1 xícara de açúcar cristal, 3 colheres de limão e 3 colheres de água. Coloque em uma panela e leve ao fogo até derreter e pegar o ponto de cera. Essa deve ser usada fria.
              A cera tem um problema que é a geração de lixo, com o uso dos papéis pra remoção. Uma coisa que eu já fiz e dá muito certo (pelo menos com a cera caseira) é cortar pedaços de jeans, passar uma costura em volta e usar no lugar dos papéis. Quando terminar, basta deixar de molho em água morna que a cera se dissolve e se solta facilmente do pano. Daí é só dar uma esfregadinha e botar pra secar.


              MOLA DEPILATÓRIA (MY SPRING IT)

              A mola depilatória é uma ótima opção, principalmente pro rosto. Você não corre o risco de usar e ficar com o buço manchado. É simplesmente uma mola que você gira ao mesmo tempo que passa na pele e ela vai extraindo os pêlos. Veja aqui como funciona.


              DEPILAÇÃO EGÍPCIA

              É a depilação onde é usada apenas um fio de linha para extrair os pêlos. O processo para extração dos pêlos é bem parecido com a mola depilatória. Pode-se usar apenas um pedaço de linha e puxá-lo com os dedos ou usar um aparelho próprio, que é elétrico e faz a movimentação da linha. Atenção para o tipo de linha usado! Seda é de origem animal!


             
              DEPILAÇÃO A LASER

              É (erroneamente) conhecida como depilação definitiva, pois  enfraquece até quase exterminar totalmente os pêlos. Nesse método, é disparado um laser sobre a área a ser depilada, e a melanina dos pêlos absorvem a energia luminosa, aquecendo assim o folículo piloso e o enfraquecendo a cada sessão. Uma sessão apenas não é o bastante, pois ela afetará apenas os pêlos maiores e mais visíveis. Sessões futuras são necessárias pra enfraquecer os pêlos que cresceram depois da primeira sessão, além de terminar o processo com o pêlo que já estava enfraquecido. É o método mais caro de depilação, mas o custo-benefício vale a pena pra quem tem muitos problemas com pêlos. Também é um método doloroso tanto quanto ou mais que a cera. Após as sessões, é indicado o uso de loções calmantes, e aí temos que tomar o devido cuidado com a marca e os ingredientes. O ideal é usar produtos caseiros, como a aloe vera (babosa) que é hidratante e o chá de camomila, que é calmante pra pele e anti-inflamatório.

              Uma dica pra quem menstrua é evitar se depilar nesse período ou próximo dele, pois ficamos muito mais sensíveis à dor.

              Então, até que temos bastante opções, não é? Basta tomar os devidos cuidados com a marca e os ingredientes do que for usar! E mais uma vez vale reforçar: só se depile SE VOCÊ QUISER, não porque esperam isso de você. E caso queira, fique à vontade! Somos livres! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...